segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Biografia dos filosófos

JONH LOCKE (1632-1704) nasceu em WRINGTON, Inglaterra. WRINGTON fica perto de Bristol, de onde era a família de LOCKE. Eles eram burgueses, comerciantes. Com a revolução Inglesa de 1648, o pai de LOCKE alistou-se no exército. LOCKE estudou inicialmente na WESTMUSTER SCHOOL. Em 1652 foi para a Universidade de Oxford. Não gostou da filosofia ali ensinada. Manifestou, mais tarde, opiniões contrárias à filosofia de Aristóteles. Julgou o peripatetismo obscuro e cheio de pesquisas sem utilidade. Além de filosofia , estudou medicina e ciências naturais. Recebeu o título de MASTER OF ARTES em 1658. Nesse período , leu os autores que o influenciaram: JONH OWEN (1616-1683) que pregava a tolerância religiosa, Descartes (1596-1650) que havia libertado a filosofia da escolástica e Bacon (1561- 1626), de quem aproveitou o método de correção da mente, e a investigação experimental. Interessou-se pelas experiências químicas do também físico ROBERT BOYLE (1627-1691), que inovaram introduzindo o conceito de átomo e elementos químicos. Foi um avanço em relação à alquimia que dominou durante a Idade Média e a concepção de Aristóteles dos quatro elementos. LOCKE atuou nos campos de medicina, filosofia, política, teologia e anatomia. Não gostava de matemática. Redigiu em Latim, Ensaios sobre a lei da natureza. Já nessa época apresentava gosto pela regra experimental, de onde deriva sua filosofia.




VOLTARIE


VOLTARIE fazia parte de uma FAMILIA nobre francesa. Estudou num colégio jesuíta da FRANÇA, onde aprendeu latim e grego.
Em 1713 foi designado como secretário da embaixada da FRANÇA na cidade de Haia (HOLANDA). Em 1726 em função de uma disputa com um nobre FRANÇES, foi preso na bastilha por cinco meses. Libertado, foi exilado na INGLATERRA, onde viveu na cidade de LONDRES
entre os anos de 1726 e 1728.
retornou para FRANÇA em 1728 e começou a divulgar idéias filosóficas, desenvolvidas na
fase que viveu em LONDRES. Estas idéias baseavam-se, principalmente, nos pensamentos de
NEWTON e JONH LOCKE
EM 1734, publicou uma de suas grandes obras. Cartas filosóficas em que defende a liberdade
ideológica, a tolerância religiosa e o combate ao fanatismo dogmático.

Um comentário:

  1. Percebi que a equipe buscou compreender a importância dos filósofos para a história da humanidade. Os filósofos citados deram a equipe conhecimento de mundo.Bom trabalho.





    Jesus Rocha

    ResponderExcluir